Todas as Coincidências com a realidade são pura verdade!

sábado, julho 31, 2004

Que sentido...?

Que sentido tem a vida?
Que sentido tem passarmos maior parte da nossa vida a trabalhar?
Que sentido tem serem raros os momentos que temos para nós próprios?
Que sentido tem a nossa própria existência?
Que sentido tem sermos controlados por um sistema de normas e leis sociais, do normal e do "que fica bonito"?
Que sentido tem...?

Odeio ter de viver na sociedade como ela está actualmente..odeio olhar à minha volta e ver mentes fechadas..mentes com normas enraizadas, as quais não têm sentido nenhum, olhar à minha volta e ver o senso comum tomar conta do poder crítico da população, olhar à minha volta e ver as pessoas seguirem crenças que se baseiam em mentiras, olhar à minha volta e ver pessoas que preferem viver a sua vida normal, ignorando a verdade, pessoas essas que se sujeitam e se perdem no rebanho, olhar à minha volta e ver as pessoas que me são próximas pertencer a esse rebanho, e as minhas atitudes só criarem discussões, mentes fechadas que não permitem uma única mensagem entrar, uma única informação, um único facto..pessoas que se encontram agarradas a uma base falsa e repleta de ilusões que lhes leva a possuirem uma qualidade de vida muito pior e no entanto não largam essa base..não acreditam no poder idiossincrático, não acreditam no poder do ser humano..não acreditam...
Apenas acreditam naquilo que os outros podem pensar de si se fizer isto ou aquilo..como se isso importasse..malditas normas..malditas leis..malditos modelos..quem ditou que teria de ser assim? E desde quando temos que obedecer a uma pessoa ou várias que decidem definir normas? E a resposta é essa..Não temos!! Há que viver segundo os nossos ideais, aquilo que é certo para nós próprios e não aquilo que achamos que é certo segundo a visão da comunidade...só assim a vida terá alguma réstia de sentido..fugirmos do rebanho, não sermos lobos mas sim simplesmente fugir do rebanho..actuando, em contexto e tempo certo para remover ovelhas ao rebanho, para tirar mentes da matrix, mas apenas aquelas que tiverem preparadas...e aqueles que lutarem de dentro do rebanho para nos evitarem ou contradizer estão apenas com medo, com medo de perder as suas bases, com medo que tenham vivido numa mentira, e esse extremo medo de mudança, que faz com que as suas mentes não consigam ir mais além, fá-los lutar por algo, não pela certeza nesse algo, mas pelas consequências da ausência desse algo nas suas vidas..simplesmente são munidos de uma fraqueza que não os possibilita percepcionar o mundo de outros pontos de vista...se não conseguem eles que fiquem no rebanho, continuando a ser tosquiados quando o pastor o assim deseja, e demos graças às nossas capacidades cognitivas por estarmos do lado de fora, a ver a decadência em que estão mergulhados..as mentiras que os fazem felizes..for them Ignorance is Bliss..e do lado de cá evoluíremos, festejaremos toda a plenitude da nossa existência e compreenderemos os mistérios que nos rodeiam..enquanto eles esperam que alguém lhes diga aquilo que eles querem ouvir nós procuraremos afincadamente respostas às nossas perguntas...porque a pergunta é o primeiro passo para a verdade..

sexta-feira, julho 30, 2004

Pensas ser especial?

“Onde fica o cemitério dos deuses mortos? Algum enlutado ainda regará as flores de seus túmulos? Houve uma época em que Júpiter era o rei dos deuses, e qualquer homem que duvidasse de seu poder era ipso facto um bárbaro ou um quadrúpede. Haverá hoje um único homem no mundo que adore Júpiter? E que fim teve Huitzilopochtli? Num só ano – e isto foi há apenas cerca de quinhentos anos – 50 mil rapazes e raparigas foram mortos em sacrifício a ele. Hoje, se alguém se lembra dele, só pode ser um selvagem errante perdido nos cafundós da floresta mexicana. Falando em Huitzilopochtli, logo vem à memória seu irmão Tezcatilpoca. Tezcatilpoca era quase tão poderoso: devorava 25mil virgens por ano. Levem-me a seu túmulo: prometo chorar e depositar uma couronne des perles. Mas quem sabe onde fica? (...) Arianrod, Nuada, Argetlam, Morrigu, Tagd, Govannon, Goibniu, Gunfled, Odim, Dagda, Ogma, Ogurvan, Marzin, Dea Dia, Marte, Iuno Lucina, Diana de Éfeso, Saturno, Robigus, Furrina, Plutão, Cronos, Vesta, Engurra, Zer-panitu, Belus, Merodach, Ubililu, Elum, U-dimmer-an-kia, Marduk, U-sab-sib, Nin, U-Mersi, Perséfone, Tammuz, Istar, Vênus, Lagas , Belis, Nirig, Nusku, Nebo, Aa, En-Mersi, Sin, Assur, Apsu, Beltu, Elali, Kusky-banda, Mami, Nin-azu, Zaraqu, Qarradu, Zagaga, Ueras. Peça ao seu vigário que lhe empreste um bom livro sobre religião comparada: você encontrará todos eles devidamente listados. Todos foram deuses da mais alta dignidade – deuses de povos civilizados –, adorados e venerados por milhões. Todos eram omnipotentes, omniscientes e imortais. E todos estão mortos.” H. L. Mencken retirado de
Ateísmo.com.br
Um dia, Jesus Cristo, Deus, Allah e todos os mitos imaginários do nosso tempo estarão nesta lista, esquecidos...como tantos outros..
Só tenho pena de não ser durante a minha geração...e agora chega aqui um cristão e diz "Isso nunca acontecerá" e eu pergunto "Que tens tu mais que os outros,que acreditavam nas suas entidades? És especial? .."

Incêndios Florestais

Mas o que é que se passa em Portugal?? Será que noutros países ocorre a mesma desgraça? Duvido..porque? Porque estamos em Portugal..
Não há prevenção básica a partir das autarquias, e depois aparecem na televisão os presidentes das câmaras a queixarem-se, quando parte da culpa recai sobre eles, se não mesmo a totalidade dela. Além disso é de notar a alta incidência de fogos postos, será que os terrenos estão muito caros e é preciso queimá-los para venda posterior? Será que as fábricas de materiais consumíveis de luta contra o fogo estão a vender mal e necessitam de fogos? Será que as empresas privadas de aviões necessitam por os seus meios no ar para facturar? Será que o português é pirómano por gosto? Será que não passam de actos de vingança? Qualquer das razões não é sequer válida para provocar aquilo que provocam. Destruição, sofrimento e morte.
Depois enviam militares a fazer prevenção quando nem uma mangueira possuem, isto é digno de um país que tanto os políticos gostam de denominar como 3º Mundo.
Mas já está tudo controlado, os submarinos de Paulo Portas vêm a caminho, agora basta instalar umas mangueiras de várias centenas de quilómetros ou então aprofundar os rios para lhes permitir a navegação..e é assim que somos governados.

Cérebro


O orgão supremo, o orgão que se aproxima de uma perfeição que nos leva a admirá-lo. Seria capaz de escrever sobre ele durante dias a fio, sem nunca perder o entusiasmo e fascinação da primeira palavra à última letra. A maioria das pessoas não faz ideia do que possui dentro do seu cránio, é muito mais que miolos, são núcleos que interagem com o objectivo de desempenhar a mais ínfima tarefa,  sistemas que se complementam com uma inteligência notavél, chegando mesmo a prever possíveis lesões, fornecendo sistemas alternativos para não existir uma lesão geral que impossibilite o ser humano de usufruir da sua efémera vida, como se pode comprovar no caso da vascularização cerebral, existindo artérias comunicantes que têm como função abastecer de sangue determinadas zonas se alguma lesão ocorrer nas artérias principais.
Tudo o que vemos, sentimos. mexemos, planeamos, pensamos, tudo mas mesmo tudo é devido a este orgão..que é muito mais que um orgão, é o resultado de milhões de anos de evolução, basta comparar crânios do homo habilis com o do actual homo sapiens sapiens, no entanto não acredito que seja o culminar da evolução, porque se até hoje a evolução forneceu os seus frutos porque iria parar com esta sociedade? O ser humano ainda tem muito que evoluir, até ao seu fim que é mais que certo, como espécie, seja com o choque de um meteorito, com o inevitável fim da nossa estrela solar, seja com uma guerra, daquelas que os seres humanos tanto adoram iniciar..Chega a ser um desperdício, mas tudo o que tem um ínicio tem um fim, valendo aquilo que é feito ao longo do durante, e é nesse espaço que cada índividuo como ser único pode marcar a diferença ou confundir-se com o rebanho, ser apenas mais um, ser apenas um número, ser apenas uma pessoa a mais numa árvore geneólogica, ser apenas nínguem..ou..marcar a diferença, ecoar o seu nome durante várias gerações quer pela sua luta, quer pelos seus ideias, quer pelo seu conhecimento, quer pela prestação que a sua existência forneceu à comunidade em geral..e tu quem és?

quinta-feira, julho 29, 2004

Terá Jesus Cristo Existido?? Parte II - Factos Históricos

"Filon de Alexandria apesar de ter contribuido poderosamente para a formação do cristianismo, seu testemunho é totalmente contrário à existência de Cristo. Filon escreveu um tratado sobre o Bom Deus - Serapis - tratado este que foi destruído. Os evangelhos cristãos a ele muito se assemelham, e os falsificadores não hesitaram em atribuir as referências como sendo de Cristo.

Os historiadores demonstram que essa religião nasceu em Alexandria, e não em Roma ou Jerusálem. Demonstram que ela nasceu das ideias de Filon, que platonizando e helenizando o judaísmo, escreveu boa parte do Apocalipse. A mesma transformação que o cristianismo dera ao judaísmo ao introduzir-lhe o paganismo e a idolatria. Filon imprimira a essa crença, até então apenas terapeuta, dando-lhe feição grega, de cunho platônico.

Embora tenha sido de certo modo o precursor do cristianismo, não deixou a menor prova de ter tomado conhecimento da existência de Jesus Cristo, o mago rabi, e isto é lógico porque o cristianismo só iria ser elaborado muitos anos após a sua morte.

Bastaria o silêncio de Filon para provar estarmos diante de uma nova criação mitológica, de cunho metafísico. Entretanto, escrevendo como cristão, os lançadores do cristianismo louvaram-se nas suas ideias e escritos. Tivesse Jesus realmente existido, jamais Filon deixaria de falar no seu nome, descreveria certamente sua vida miraculosa. Filon relata os principais acontecimentos do seu tempo, do judaísmo e de outras crenças, não mencionando, porém, nada sobre Jesus. Cita Pôncio Pilatos e a sua actuação como procurador da Judeia, mas não se refere ao julgamento de Jesus a que ele teria presidido.(...) Quando no reinado de Calígula esteve em Roma defendendo os judeus, relata diversos acontecimentos da Palestina, mas não menciona nada sobre Jesus, seus feitos, sua sorte ou destino.

Filon que foi um dos judeus mais ilustres do seu tempo, e sempre esteve em dia com os acontecimentos, jamais omitiria qualquer notícia acerca de Jesus, cuja existência, se fosse verdadeira, teria abalado o mundo de então.

Por isso é que M. Dide fez ver que, diante do silêncio de homens extraordinários como Filon, os acontecimentos narrados pelos evangelistas não passam de pura fantasia religiosa. Seu silêncio é uma sentença de morte da existência de Jesus. 

Justo de Tiberiades, não fala em Jesus Cristo, mesmo escrevendo uma história do Judaísmo que se estende de Moíses ao ano 50.

Os gregos, romanos e hindus dos séculos I e II jamais ouviram falar da existência física de Jesus Cristo. Nenhum dos historiadores ou escritores, judeus ou romanos, os quais viveram no tempo em que pretensamente teria vivido Jesus, ocupou-se dele expressamente. Todos foram omissos quanto a qualquer movimento religioso liderado por Jesus.

Graças ao trabalho de notáveis mestres de Filosofia e Teologia da Escola de Tubingen, na Alemanha, ficou provado que os Evangelhos e mesmo toda a Bíblia não possuem valor histórico, pondo-se em dúvida consequentemente tudo quanto a Igreja impôs como verdade sobre Jesus Cristo. Tudo o que consta dos Evangelhos e Novo Testamento são apenas arranjos, adaptações e ficções, como o próprio Jesus Cristo o foi." La Sassege - Jesus Cristo Nunca Existiu
 
Um padre chamado Alfred Loisy, decidiu pesquisar sobre o Cristianismo depois de inúmeras críticas e descréditos que essa religião vinha sofrendo na França, chegou a conclusão que as críticas estavam baseadas em factos fundamentados e incontestáveis. Publicando logo em seguida sua pesquisa, foi excomungado em 1908.


quarta-feira, julho 28, 2004

Realidade vs Sonho? Parte II

Seguindo o mesmo contexto do post anterior respeitante a este tema decidi prolongar um pouco mais aquilo que deambula neste cérebro, formando pensamentos..
Tenham como exemplo uma mesa diante de vós..vêem-na logo pensam que ela existe..agora ocorre-vos o pensamento: Será que a mesa está mesmo aqui ou é apenas uma ilusão? E decidem tocar-lhe, quando lhe tocam sentem-na, tanto os receptores térmicos como os mecanoreceptores enviam sinais por vias eferentes de que a mesa, ou aquilo a que se designou como mesa se encontra ali, mas podem confiar tanto nos sinais provenientes dos olhos como nos sinais provenientes do vosso tacto, ou não? Ambos os mecanismos podem ser lubridiados..
Isso nota-se em casos de índividuos com esquizofrenia, para quem desconhece esquizofrenia é uma "patologia" em que o índividuo vê e sente objectos, pessoas e situações que na "normalidade" ninguém vê, nem sente.. é uma alteração acentuada da percepção comparativamente ao normativo, sendo uma das condições que se desconhece muito..
Mas analisados estes casos pode-se verificar aquilo que foi dito anteriormente..quem nos garante a presença daquilo que temos como certo? não sofreremos todos de uma esquizofrenia, sendo a dos esquizofrénicos uma variante que difere do normativo?
É uma ideia algo díficil de se transmitir e talvez ainda mais de se assimilar mas pensem sobre isso..não será tudo isto uma mentira?

 

terça-feira, julho 27, 2004

Terá Jesus Cristo Existido?? Parte I

Mitos anteriores ao suposto nascimento do messias católico:

O mito de Hórus, adorado pelos egípcios, milénios antes de 0 A.C.

Hórus foi o Deus solar e o redentor do egípcios.
Hórus nasceu de uma virgem.
O nascimento de Hórus era festejado a 25 de Dezembro.
Hórus também era considerado a luz, o bom pastor.
Hórus realizava feitos milagrosos.
Hórus teria 12 díscipulos(uma alusão aos 12 signos de zodiaco governados pelo sol).
Hórus ressuscitou um homem de nome Elazarus (Cristo ressuscitou Lázaro).
Um dos títulos de Hórus é "Krst" (Cristo?).

O mito de Mitra

Mitra [outro deus mitológico] também teve uma mãe virgem. Nasceu numa gruta a 25 de Dezembro. Uma estrela surgiu no leste quando ele nasceu, indicando o caminho para magos que trouxeram incenso, mirra e ouro. Ele era considerado o intermediário entre Ormuzd e os homens. Após sua morte teria ressuscitado.

Baco [outro deus mitológico] teria realizado muitos feitos como transformar água em vinho e multiplicar peixes. Em criança foi ameaçado de morte.
 
No momento do nascimento de Buda uma estrela brilhante teria aparecido no céu. Durante a sua infância Buda teria maravilhado os doutores da lei com a sua inteligência. Após a sua morte apareceu aos díscipulos. Davadatta trai-lo-ia do mesmo modo que Judas a Jesus.

Rituais anteriores ao Cristianismo:

Rituais envolvendo pão e vinho também eram utilizados pelos budistas, representando o corpo e o sangue de Agni.

No Egipto praticava-se a auto-flagelação, como os Sacerdotes de Ísis que se açoitavam para expiar suas culpas e erros humanos. No Egipto também, existiam "mosteiros" para os sacerdotes que desejavam fazer voto de castidade.
 
Nem prolongo mais estes posts, apenas factos concisos sem a minha opinião. quem aqui tem de tecer opiniões é o leitor, que a minha está mais que formada.
Esta "série" é composta de vários posts com mais factos para não tornar a leitura muito desinteressante, se bem que este tema tem alto interesse..
 



Realidade vs Sonho?

O que é a realidade? O que é o sonho? Será que a realidade é apenas um sonho? Será que tudo aquilo que percepcionamos ou pensamos percepcionar não passa de um acto respeitante a um sonho? Será que sentimos mesmo, será que vemos mesmo, será que isto que estamos a percepcionar é mesmo aquilo que defenimos como realidade? Não será a realidade nada mais do que a deturpação de um sonho? Será que o nosso sonho começa desde que começamos a ter consciência de nós próprios e só acaba quando morremos? Será que esta realidade é real ou apenas uma ilusão provocada pelo nosso cérebro? É teoricamente possível vivenciarmos tudo aquilo que usufruímos no nosso dia a dia sem sequer nos mexermos, apenas manipulando certas áreas corticais, tudo o que sentimos não é sentido nos nossos receptores na derme mas sim em áreas específicas do córtex, a dor não é sentida no local onde foi inflingida mas sim no cérebro..posto isto, que nos garante que estamos mesmo a viver aquilo que pensamos viver? Nunca se questionaram? O que é a realidade? O que é o sonho?

..

Everyday fades away..

sábado, julho 24, 2004

Orgia Espiritual

Nossa Senhora de Fátima; Nossa Senhora do Rosário; Nossa Senhora da Assunção; Nossa Senhora dos Remédios;Nossa Senhora de Schoenstatt; Nossa Senhora da Ressurreição; Nossa Senhora da Nazaré; Nossa Senhora da Graça; Nossa Senhora da Conceição; Nossa Senhora de Guadalupe; Nossa Senhora da Oliveira; Nossa Senhora da Teixeira; Nossa Senhora da Rocha; Nossa Senhora dos Prazeres; Nossa Senhora do Cabo; Nossa Senhora da Esperança; Nossa Senhora da Pena; Nossa Senhora das Salas; Nossa Senhora do Carmo; Nossa Senhora da Apresentação; Nossa Senhora da Estrela; Nossa Senhora da Arrábida; Nossa Senhora da Paz; Nossa Senhora do Sobreiro; Nossa Senhora de Tróia; Nossa Senhora do Almortão; Nossa Senhora das Febres; Nossa Senhora da Penha; Nossa Senhora da Tocha; Nossa Senhora da Guia dos Lugarinhos; Nossa Senhora das Neves; Nossa Senhora do Pópulo; Nossa Senhora das Dores; Nossa Senhora dos Anjos; Nossa Senhora de Machede; Nossa Senhora da Boa Fé; Nossa Senhora da Graça do Divor; Nossa Senhora da Encarnação; Nossa Senhora e Caravaggio; Nossa Senhora do Socorro; Nossa Senhora de Mércoles; Nossa Senhora das Brotas; Nossa Senhora das Necessidades; Nossa Senhora da Lapa; Nossa Senhora das Candeias; Nossa Senhora da Esperança; Nossa Senhora da Fé; Nossa Senhora do Bom Sucesso; Nossa Senhora do Rosário do Monte; Nossa Senhora do Espinheiro; Nossa Senhora da Vida; Nossa Senhora do Amparo; Nossa Senhora dos Milagres; Nossa Senhora da Piedade; Nossa Senhora da Misericórdia; Nossa Senhora Aparecida; Nossa Senhora da Agonia; Nossa Senhora da Purificação; Nossa Senhora da Estrela; Nossa Senhora da Pureza; Nossa Senhora da Boa Fé; Nossa Senhora de Lourdes; Nossa Senhora do Loreto; Nossa Senhora de Entreáguas; Nossa Senhora da Vitória; Nossa Senhora dos Aflitos; Nossa Senhora da Bonança; Nossa Senhora da Peninha; Nossa Senhora da Luz; Nossa Senhora do Desterro; Nossa Senhora da Enxara; Nossa Senhora do Resgate; Nossa Senhora do Facho; Nossa Senhora da Orada; Nossa Senhora dos Carvalhais; Nossa Senhora do Fétal; Nossa Senhora da Franqueira; Nossa Senhora do Bom Parto; Nossa Senhora de Belém; Nossa Senhora da Peneda; Nossa Senhora dos Pobres; Nossa Senhora da Fresta, etc etc

O Português católico inventa uma santa para cada pormenor do seu simples quotidiano, quer seja para lhe pedir alguma coisa em oração, quer seja para arranjar um motivo de festa, fazendo celebrações em honra da sua santa pessoal, aquela de sua predilecção, aquela que o cativa.
O Português católico reza à espera que as tarefas sejam realizadas por obras divinas, enquanto que uma mão a trabalhar produz mais do que milhões a rezar...
Quem dos Portugueses Católicos vive numa religião monoteísta levante o braço, ou reze a uma santa para lhe levantar o braço num sinal divino vindo do conselho dos deuses..Esta pequena lista, (comparado com a real quantidade de santas é pequena), só me faz lembrar a mitologia grega ou romana, onde cada deus tinha a sua função, e eram escolhidos os seus preferidos, qual Big Brother espiritual!
Eu já fiz a minha escolha..expulsá-las a todas..e a todos..podes escolher uma e manda-me mail, tenho para venda figuras de zinco a representar todas estas santas, de 1.70 m d altura, 86 60 86...isto sim era um bom negócio, Fátima deve lucrar mais do que muitos barões da droga, sempre à custa do português crente e fiel, que nem pensa alguma vez em desconfiar que alguma coisa não bate certo..
Viva o políteismo daqueles que precisam de uma figura externa para cada pormenor da sua vida..viva a paragem cerebral que essas pessoas sofrem, acomodando-se nas suas capacidades cognitivas actuais, não querendo evoluir, visto que a nossa senhora irá fornecer-lhes tudo...que degredo..
 
PS: Se alguém se sentir ofendido paciência, eu também me sinto ofendido com a vasta proliferação das vossas igrejas, capelas e ermos, eu também me sinto ofendido pelas procissões e promessas que não são mais que um atentado à dignidade humana, também me sinto ofendido pelas supostas vias sacras espalhadas pela minha terra, sinto-me ofendido pelo sino que teima em me incomodar para chamar os crentes, como um pastor chama as suas ovelhas, tal assobio tal sino, eu sinto-me incomodado com toda esta poluição visual e sonora e vocês mantêm-se indiferentes, pensando que é tudo vosso, que todas as pessoas caem no erro estúpido de acreditar que existe um deus que nos vigia e que nos criou..não conseguem assumir sequer que somos apenas mais uma espécie neste planeta, que os animais não foram criados para nos servir e para nós os dominarmos, não sois nada mais do que egoístas, egocêntricos no orgulho, teocêntricos na vontade!

Confusão

Há várias coisas que nunca perceberei na política deste país, à beira mar plantado, como por exemplo: como é que ministros e secretárias de estado mudam de um extremo para o outro?? como do contexto dos ex-combatentes para o âmbito das artes e espectáculos?? ou acumulam-se pastas do mar e da defesa na mesma pessoa, será que é para ter controlo sobre as trajectórias dos submarinos? So tenho duas explicações: ou estes índividuos são excelentemente formados em qualquer campo com um currículo impressionante que lhe permite a polivalência ou então andam ali pelo Factor C (cunha), a passear e a receber um ordenado astronómico para mandar outros trabalhar.. aposto mais na segunda hipótese...Há coisas que nunca irei perceber..mas consigo perceber porque é que o ritmo de evolução moral e económica de Portugal é exageradamente lento.

sexta-feira, julho 23, 2004

Ausência de Posts:

Motivo: Obras em casa.
Fico contente por a afluência ao blog ter aumentado em termos de variedade e número, agradeço a Roberto Magalhães por ter feito uma chamada de atenção para um texto da minha autoria na lista de discussão de www.ateismo.net
Darei notícias mal tenha tempo para tal, um português tem sempre uma veia de carpinteiro e pintor em si...ou quase sempre :)
Darei notícias.

terça-feira, julho 20, 2004

Estupidez!!!

Não é por 1,7 biliões de pessoas acreditarem numa coisa estúpida que ela vai deixar de ser estúpida.
E  haverá algo mais estúpido do que:
Acreditar que alguém nasceu, sem penetração prévia, no útero de uma virgem, que deu à luz numa mangedoura, e que essa criança, que nunca quis trabalho na vida, veio a ser sacrificada por se dizer Filho de Deus e ressuscitou três dias depois?? Para quem não sabe, naquela altura isso não era motivo suficiente para condenar alguém à morte, já que se consideravam todos filhos de deus, ( a ignorância já era imensa na altura), já para não falar que não condenavam ninguém de noite, já para não falar que porque enviar um exército de 600 homens para prender uma pessoa?, como referenciado na bíblia.
Já ando farto de escrever sobre religião, no entanto não há coisa que me indigne mais, porque se a sociedade está como está é devido a este atentado à humanidade, atentado à razão, atentado à nossa evolução enquanto humanos, a este flagelo mundial!! E falo de todas as religiões! I'm fucking tired of so much ignorance!!


segunda-feira, julho 19, 2004

É uma escolha que vos deixo a vocês

Neo: "I know you're out there. I can feel you now. I know that you're afraid. You're afraid of us. You're afraid of change. I don't know the future. I didn't come here to tell you how this is going to end. I came here, to tell you how it's going to begin. I'm going to hang up this phone and then I'm going to show these people what you don't want them to see. I'm going to show them a world, without you. A world without rules and controls, without borders or boundaries. A world, where anything is possible. Where we go from there, is a choice I leave to you. "
 
"Eu sei que vocês estão aí fora. Eu consigo senti-los agora. Eu sei que voçês têm medo. Têm medo de nós. Têm medo da mudança. Desconheço o futuro. Não vim aqui para lhes dizer como tudo vai acabar. Eu vim aqui, para lhes dizer como tudo vai começar. Eu vou desligar este telefone e depois irei mostrar a estas pessoas aquilo que vocês não querem que eles vejam. Eu irei-lhes mostrar um mundo, sem voçês. Um mundo sem leis nem controlo, sem fronteiras ou limites. Um mundo, onde tudo é possível. Onde iremos a partir daí, é uma escolha que vos deixo a vocês."
 
  • Medo da mudança
  • Ocultar de informação
  • Falta de escolha
Onde é que eu já ouvi isto...para quem lê o blog deve saber onde..
 

domingo, julho 18, 2004

Novamente Matrix

A banda sonora do blog está de momento a fazer homenagem ao Matrix tocando Rob Dougan - Chateau..
De cada vez que vejo a trilogia mais impressionado fico..é impressionante como se adapta a tudo o que conhecemos, até nos mais ínfimos pormenores, nem sempre detectados por todos.
Como é possível a maioria das pessoas não se identificar com este filme?
Estamos na Matrix sim...e cada vez ando mais farto dela, preciso de alguém que me ofereça a pílula vermelha, apesar de sentir cada vez mais que já a tomei..
A pílula azul mantém-nos na verdade que vivemos, na verdade que julgamos verdadeira, esta redundância tem todo o significado..enquanto que a pílula vermelha faz-nos ver realmente a verdade que estamos a viver, e que essa verdade é completamente baseada em mentiras.
Esta é a nossa realidade actual, vivemos uma sociedade construída em cima de mentiras, religiosas e políticas, a que muitos se acomodam. A questão é : queres saber a verdade, assimilando todos os dias informação e chegando mesmo a destruir informações retiradas de experiências anteriores? Ou queres continuar, marioneta, na tua vida "feliz" e padronizada até se extinguir a tua vida, até à necrose geral das tuas células? Eu escolho a primeira...e sim também vou morrer, mas morrerei sabendo que não pertencia à manada, sabendo que procurei toda a minha vida a informação, a verdade, e que procurei eu próprio superar-me a mim mesmo..posso ser apenas um, mas se em apenas uma pessoa houver a possibilidade de levar a pílula vermelha a mais pessoas eu assumirei essa responsabilidade de livre vontade.. e é para isso acontecer que agora me ando a formar, a informar, a aprender, para poder ter todas as ferramentas e meios possíveis..
Uma pessoa que vive por viver, para obedecer a normas impostas por outros, de origem duvidosa, que se limita a acreditar nas crenças que lhe impoê, que se limita a ver os resultados das investigações de outrém não passa de uma ovelha..qual o sentido de viver assim? Se cá andamos ao menos que valha a pena..
A mim dissem-me que tenho ideias estúpidas..pois bem estúpidos são aqueles que acham que tenho ideias estúpidas..Por não acreditar nas crenças deles, por questionar tudo quanto é feito sou estúpido..é por isto que ando farto da Matrix..não acredito em deuses que me tentam impor, não acredito em actividades relativas a esses deuses, não acredito no modelo de sociedade que me impõe, e durante toda a minha vida a irei por em questão e mudá-la, nem que seja apenas no meu mundo pessoal mas não será assim..Isso implica isolar-me de grande parte da população? Pois que assim seja!! Estou farto das mentes fechadas das ovelhas, tou farto que em vez de argumentarem tentem insultar, mas o insulto não me afecta, assim como não me afecta a morte, assim como não me afectam muitos sentimentos que outros acham penosos...a minha visão da vida é diferente e isso permite-me alguma insensibilidade, se assim lhe quiserem chamar, mas eu sinto à minha maneira, e não é alguém que tem de vir e me dizer como sentir apenas para os outros repararem que eu estou a sentir qualquer coisa..Estimo bem que aquilo que os outros pensam se mim se...
Mas de uma coisa podem ter a certeza...se estupidez é defender estas ideias, então um dia terão de alterar a definição porque eu vou defende-las até ao fim..Chamem-me o que quiserem, revoltado, teimoso, indignado, extremista, e  eu direi-vos-ei mais: sou isso tudo sim e mais alguma coisa e tenho o direito de o ser, se não o tiver vou lutar para o ter. Sou livre e ateu, logo só dependo das minhas estruturas próprias para o fazer, e vão-se impressionar com aquilo que um ser humano informado e apenas convicto das suas próprias capacidades, colocando todas as hipóteses de sucesso em si mesmo, é capaz de fazer!
 
Why, Mr. Anderson, why? Why, why do you do it? Why, why get up? Why keep fighting? Do you believe you're fighting for something, for more than your survival? Can you tell me what it is, do you even know? Is it freedom or truth, perhaps peace - could it be for love? Illusions, Mr. Anderson, vagaries of perception. Temporary constructs of a feeble human intellect trying desperately to justify an existence that is without meaning or purpose. And all of them as artificial as the Matrix itself. Although, only a human mind could invent something as insipid as love. You must be able to see it, Mr. Anderson, you must know it by now! You can't win, it's pointless to keep fighting! Why, Mr. Anderson, why, why do you persist?

I persist because I choose to!
 
Nós podemos extinguir a Matrix..basta escolhermos fazê-lo..

Vidas Reais

Como é que alguém consegue ver este programa, mas ainda pior, como é que alguém consegue acreditar nele?
Um programa emitido por volta das 2 da manhã, com uma plateia cheia de idosos, a receber telefonemas de pessoas com alguma idade e ainda tem o símbolo do directo? Já para não falar das mensagens por telemóvel que são todas duvidosas com autores ainda mais duvidosos. Eu quero acreditar que a TVI se engana, de propósito, na colocação do símbolo do directo, porque se a plateia não é treinada e os telefonemas são verídicos este canal de televisão está mesmo a conseguir o que quer..o degredo total da população baseado numa "bronquidão", (vem de bronco..se não vem passa a vir) geral...é esta a televisão que temos..
Para quem nunca reparou, e a Tvi não deve mesmo querer que repare, ao fim do programa aparece no ar, durante um segundo, o anúncio que tudo o que ali se trata é fictício com personagens fictícias mas existem pessoas que continuam a acreditar e defender que aquilo é verdade..é esta a cultura a que estamos sujeitos..o trágico pimba no seu auge...

sábado, julho 17, 2004

Criatividade

A melhor maneira de resolver problemas é dando uso à criatividade, no entanto são raros os humanos que pensam em  todas as soluções possíveis. Temos como exemplo este dilema:
Conduzes numa noite fria, num local isolado e passas para uma paragem de autocarro onde se encontra:
--> uma idosa a necessitar de cuidados médicos rapidamente ou morrerá;
--> um velho amigo que já te salvou uma vez a vida;
--> a mulher/homem dos teus sonhos;
 
O teu carro apenas permite que leves uma pessoa..Como procedes?
Qual a tua escolha?
A minha escolha nos comentários...

Ilusão I


Conselho

Este ano digam às vossas crianças para se portarem bem senão deus não lhes traz prendas ou o pai natal os castiga..
 
 
PS: Depois de escrito este conselho reparei que seria ao contrário. Desculpem.
PS2: Confundo sempre os mitos..

Now playing:

Welcome to where time stands still
No one leaves and no one will
Moon is full, never seems to change
Just labeled mentally deranged
Dream the same thing every night
I see our freedom in my sight
No locked doors, no windows barred
No things to make my brain seem scarred
 
Sleep my friend and you will see
That dream is my reality
They keep me locked up in this cage
Can't they see it's why my brain says rage
 
Metallica - Welcome Home Sanitarium
 
Confesso de alguma maneira também me sinto preso, preso a normas que me tentam impor à força, preso para ver a poluição visual fornecida descaradamente pelos canais de televisão, dando maior especifidade à TVI (trágico-pimba) e pela ICAR (igreja católica apostólica romana, mais parece o nome de um dos filhos do D.Duarte, o rei do jet set português ou o palhaço para o resto do país), sendo esta também de origens trágico pimbas, conseguindo no entanto derramar mais sangue do que a TVI, mas chegará o dia em que esta se irá vingar, até porque a TVI tem inspiração católica..daí se explica o embrutecimento que faz aos portugueses, tal como a ICAR tenciona..e consegue infelizmente..Damn you, mas estaremos mais presos se ficarmos simplesmente quietos e eu felizmente não sou desses..sei que a minha vida é curta mas usá-la-ei para libertar o maior número de pessoas..se for apenas uma, já é uma conquista, porque se mais como eu libertarem também uma, o sucesso estará garantido dentro de algum tempo...Está aberta a guerra à Matrix!!!

100 posts

1000 visitantes...100 dias a postar e agora os 100 posts..tudo junto é uma festa maior..
100 posts depois sinto-me mais indignado com a sociedade em que me insiro, mas também mais motivado, e com melhores armas para combater certos aspectos..para não dizer todos, não quero ser negativista a esse ponto. Estranhamente recebia muitos mais comentários ao princípio..vá-se lá saber porquê..
Sinto este blog como uma mais valia e isso basta-me para continuar a escrever, mesmo que haja pouca interacção..penso sempre no futuro e pelo menos esta marca fica aqui presente..
Mais 100 posts virão..e depois desses outros tantos..

sexta-feira, julho 16, 2004

Pensamento do dia

E se agora morresses?
 
Prevejo que este post não terá nenhum comentário..mas nunca se sabe..

Para mim um verdadeiro ateu é:

  • alguém que dá valor à razão e ao conhecimento em detrimento do obscurantismo e da atribuição de causas "divinas" a toda e qualquer situação
  • alguém que se livrou da subjugação social e religiosa, que pode ou não lhe ter sido imposta durante a sua vida.
  • alguém que consegue conceber que apenas ele é o culpado dos seus próprios erros assim como dos seus próprios sucessos.
  • alguém que respeita os crentes mas não compreende as razões da sua subjugação.
  • alguém que luta pelos seus ideais e os quer transmitir.
  • alguém que luta contra o poder absoluto das religiões.
  • alguém que luta contra o senso comum coberto de falácias em que as populações, na sua generalidade, estão submergidas.
  • alguém que defende que não é por algo ser dito com muita frequência que esse algo seja verdadeiro.
  • alguém indignado com a monopolização elaborada pelas religiões.
  • alguém que gosta de pensar sobre o verdadeiro sentido da vida, sem recorrer a entidades externas.
  • alguém mais informado sobre as religiões do que os próprios crentes.

quinta-feira, julho 15, 2004

Pecado?

Um senhor idoso entra no confessionário, cumprimenta o padre e conta a seguinte história:
- Padre, tenho 92 anos, sou casado com uma mulher maravilhosa de 70 anos e tenho muitos filhos, netos e bisnetos. Ontem dei boleia a duas jovens, que iam para a faculdade. Bonitas, simpáticas, modernas, sabe como é?... Conversa puxa conversa e acabamos por ir para uma pensão. E fiz sexo com cada uma delas três vezes!
O padre aguarda alguns instantes, mas como o velhinho não diz mais nada, pergunta:
- O senhor está arrependido do seu pecado?
- Qual pecado?
Um tanto perplexo, o padre repreende-o:
- Que espécie de católico é o senhor?
- Católico? Eu? Eu não sou católico, sou ateu!
- Então porque veio aqui contar-me essa história?
- Padre, estou a contar a toda a gente!!!

Educar com Bom Senso (Segundo A Bíblia)

Quem ama o próprio filho, usa bastante o chicote, para no fim se alegrar Eclesiástico 30 : 1
Não ria com ele [filho], e com ele também não irá chorar, para que não acabe rangendo os dentes Eclesiástico 30 : 10
Não lhe dê liberdade na juventude Eclesiástico 30 : 11
Obrigue-o a curvar o pescoço enquanto é jovem, e bata-lhe nas costas enquanto é menino, para que não cresça teimoso, não lhe desobedeça e nem lhe cause muito sofrimento. Eclesiástico 30 : 12

Aqui fica um pequeno extracto do vosso manual sagrado cristãos..não se esqueçam sigam-no à risca, senão algo muito poderoso e externo que apenas vocês acreditam, (já que cada religião tem o seu conceito de deus ou deuses), pode-vos castigar...
Será mesmo este o mundo em que eu vivo? Demasiado ignorante...

Now playing:

Hed Pe - Pac Bell

Dedicada a todos aqueles a quem me apetece dizer isto:

Why the fuck you're wasting my time? Why the fuck you're hiding my sunshine?

quarta-feira, julho 14, 2004

Queda de Mitos III

Este post não se refere exactamente a um mito mas mais a uma falta de informação, e quando vemos falta de informação no dicionário deve aparecer o mapa de Portugal.
Uma das maiores causas de morte e de degradação de qualidade de vida dos portugueses é o álcool, quando consumido em abuso, e relativamente a consumos Portugal bate recordes,(taxa de mortalidade portuguesa = 55 por 100 000).
"Em Portugal o alcoolismo crónico é a causa mais frequente de internamento em hospitais psiquiátricos" - D.Moura, In Terapêutica medicamentosa e suas bases farmacológicas.
O que a maioria da população desconhece é que um álcoolico crónico não pode deixar de beber de um momento para o outro. Primeiro que tudo é necessário definir o que é um álcoolico crónico: sujeito que consome regularmente álcool com um nível vísivel de adicção, este estado atinge-se após, aproximadamente, consumo exagerado de álcool durante 2 anos, oscilando este tempo conforme o metabolismo idiossincrático específico do índividuo.
Mas voltando ao tema principal do post, retirar um álcoolico crónico do seu meio e colocá-lo num espaço onde não tem acesso ao etanol que necessita pode ser provavelmente a sua sentença de morte, por exemplo, um álcoolico crónico que é preso pode morrer devido à privação de álcool. Razão? Tem basicamente a mesma explicação que anunciei no post das drogas, já que se formos pelo termo técnico de drogas o álcool também é uma delas.
O etanol funciona como um inibidor do sistema nervoso, logo o nosso organismo como é inteligente tenta compensar essa inibição vinda do exterior produzindo mais substâncias activadoras como a adrenalina, como o álcoolico crónico consome todos os dias álcool em quantidades razoáveis podem imaginar o desfalque que existe no metabolismo, sendo quase extinta a produção interna de substâncias inibidoras visto que essas são fornecidas pelo álcool.
Quando este tipo de índividuos é privado do etanol a adrenalina em excesso que está a ser produzida manifesta-se, e visto que o corpo tem de ter algum tempo de resposta para produzir substâncias inibidoras este período pode ser fatal. Uma hiperprodução de adrenalina provoca taquicardia entre outros sintomas, taquicardia que consiste no aumento do ritmo cardíaco, e esse aumento pode ser de tal ordem que é muito provável que provoque uma paragem cardíaca, que sem resposta imediata será a morte do índividuo. As paragens cardíacas tanto podem resultar de um ritmo cardíaco demasiado baixo como de uma hiperactividade muscular a nível cardíaco, todos os sistemas por mais perfeitos que sejam possuem os seus limites, e se o corpo humano é um sistema relativamente perfeito (para viver nas condições que vivemos), também é verdade que existem ínumeras maneiras de matar esse sistema, desde o mais pequeno pormenor à maior doença.

Para marcar o ponto

Ando sem inspiração para escrever, talvez devido à falta de tema temporário ou à febre que tenho tido, apostava mais na segunda. Isto de manter um blog sozinho sempre com o mesmo ritmo é uma tarefa complicada, mas a minha pesquisa é diária por isso um post pode surgir a qualquer altura, nem que faça a pesquisa numa esplanada..
É óptimo observar as coisas de uma forma mais crítica e objectiva, perceber o porquê de vários comportamentos ou aquilo que está a causá-los..nem quero imaginar quando tiver a terminar o curso de Psicologia..mas pronto este post é para indicar que ainda estou vivo, e já quase na minha forma total, para infelicidade de muitos...
You will hear more from me...

terça-feira, julho 13, 2004

1000

Mil visitantes já deambularam por estas paragens, espero agora que muitos mais o façam, para concordar ou discordar com aquilo que aqui é apresentado, e para a minha voz não ecoar no vazio..Além de tentar combater a mediocridade no mundo real, a internet é também um espaço para tal luta, sendo de fácil propagação a informação que quero transmitir..

segunda-feira, julho 12, 2004

Copy & Paste

No ínicio do blog achei por bem colocar um código anti copy&paste porque pensava que este blog seria ainda mais pessoal do que já é, visto que não se justifica e fui avisado para essa situação por um leitor, ele foi removido, desde já aqui agradecendo a esse leitor. Podem copiar aquilo que quiserem desde que seja referenciado o site.
Se por acaso quiserem um link do vosso blog no lado lateral esquerdo deste blog mail me para het@netvisao.pt. Obrigado a todos e a todas.

Experiência

Desafio-vos a efectuar uma experiência: aproximem-se de alguém conhecido ou não muito conhecido, que tenha tido uma educação mais ou menos medíocre, e tenha vivido toda a sua vida como católico ou pelo menos a acreditar num suposto deus, (80% da população portuguesa, aproximadamente), e lhe digam de repente que não existe nenhum deus, que somos nós aqueles que possuimos o poder de decidir o melhor para nós sem termos de prestar contas a algo externo. Esta experiência pode ser efectuada por ateus, agnósticos ou mesmo crentes, sendo até mais interessante se fores crente para veres aquilo que a religião pode efectivamente fazer a uma pessoa.
Resultados: os meus resultados são unânimes e quase padronizados: "tu és maluco","não foi essa a educação que te deram", "tu não sabes o que dizes".. estas são algumas entre muitas, mas em nenhuma se nota um argumento contra a nossa afirmação, recorrendo directamente ao insulto. Para mim isto deve-se a um medo de mudança terrível que as pessoas possuem, toda a vida acreditaram numa certa base e se de repente essa base é-lhes retirada, muitas não possuem a capacidade de conceber a vida de outra maneira, principalmente por causa daquilo que lhes foi incutindo desde nascença, e esta é a religião misericordiosa que eles apregoam, uma religião que para mim muito se assemelha ao nazismo de Hitler, que apregoava uma raça ariana de eleitos, enquanto esses se apoiavam no Mein Kampf, a nosso sociedade apoia-se na Bíblia, (mesmo sem nínguem a ler). A diferença é que a Bíblia tem muitos mais massacres, sangue, torturas, aberrações do que aquelas que o regime nazi alguma vez fez...

domingo, julho 11, 2004

Palavras para quê?

Frase do dia

A esperança é a arma dos fracos que não lutam. (Luís Pereira, 2004)

PS: se ela existe digam-me já que me surgiu num momento inspirado, numa conversa, e nunca a tinha visto.

Queda de Mitos II

A distinção entre drogas leves e drogas duras também faz parte do meio do senso comum. E é efectuada principalmente para efeitos políticos, visto que estes não possuem qualquer formação acerca do corpo humano e os seus substratos fisíológicos. Drogas leves ou duras são drogas, e fisiologicamente a maioria dos casos de uso regular de drogas leves leva a uma necessidade de experimentar algo mais "forte", as drogas denominadas duras.
Este mecanismo tem uma explicação fácil e complexa ao mesmo tempo, vou tentar expressar aqui a fácil, já que a complexa carece de conceitos já enraizados no conhecimento de um indíviduo, conhecimentos esses que deviam abranger grande parte da população, mas estamos em Portugal onde a falta de informação reina e ajuda o estado e a igreja..
Esta é a explicação: a maior parte das drogas leves provoca uma frenação do sistema nervoso, frenação essa que, num estado normal, é efectuada pela activação dos receptores GABA presentes a nível sináptico. Ao serem consumidas estas drogas possuem a habilidade de activar essas conecções, dada esta habilidade, o corpo intrinsecamente reduz a produção dos neurotransmissores responsáveis por essa mesma activação, e ao mesmo tempo que reduzem essa produção aumentam a sintetização de neurotransmissores responsáveis pela activação das vias que excitam o sistema nervoso, há uma maior produção de adrenalina para colmatar esse desfalque. O nosso corpo é inteligente, nós é que não. Conforme o consumo regular dessas drogas o corpo vai combater aquilo que lhe é externo, ou seja, produzir cada vez mais neurotransmissores responsáveis pela activação do corpo. Como o ser humano não nota no sinal que o corpo lhe manda, começa a ingerir cada vez mais, visto que a mesma dose não produz o mesmo efeito, entrando assim num ciclo vicioso que irá acabar nas denominadas drogas duras, a maioria dos humanos que consome essas drogas acaba por morrer. Este efeito de habituação do corpo à droga é o responsável pelo aumento da dosagem, acontecendo na maioria das drogas e mesmo em alguns medicamentos.
Há pessoas que podem afirmar que fumam e não lhes acontece nada, mas como é óbvio cada um de nós possui um metabolismo diferente, com reacções diferentes e com nível de adicção diferente, no entanto desde que o corpo comece a responder desta maneira a meta será apenas a morte.

sexta-feira, julho 09, 2004

Monarquia...

As notícias anunciam que Portugal bateu no fundo...os portugueses batalharam para possuirem o voto, para poderem escolher, para poderem dar a sua opinião, nem que esta seja muito relativa, e não para dar a uma pessoa a decisão de constituir um governo, nem que essa pessoa seja o Presidente da República. Estamos a dois passos da monarquia e do poder absoluto..Há pessoas que brincam com o futuro do país, essas pessoas são tanto as que governam como aquelas que votam nessas pessoas para governar..Portugal é um país inculto e o espelho dessa característica está precisamente no governo que escolhe..Durão ainda bem que foste embora..Sampaio desiludiste um país..

"A NATUREZA HUMANA: Que tipo de pessoa chora quando está a condecorar jogadores de futebol mas não verte uma única lágrima quando condena dez milhões de almas a serem governadas por Santana Lopes? RAP" in
Gato Fedorento

Conhecimento e Razão

"'Não houve conversão no leito de morte,' disse Druyan. 'Nenhum apelo a Deus, nenhuma esperança sobre uma vida pós morte, nenhuma pretensão que ele e eu, que fomos inseparáveis por vinte anos, não estávamos dizendo adeus para sempre.'
'Ele não queria acreditar?'
ela perguntou.
'Carl nunca quis acreditar,' ela respondeu ferozmente. 'Ele quis SABER.'"
Ann Druyan, esposa de Carl Sagan, na revista Newsweek

quinta-feira, julho 08, 2004

Queda de Mitos

Visto que este blog é contra o senso comum é também sua função elucidar e abater certos mitos populares, eis aqui alguns exemplos:

Coração do lado esquerdo?? Wrong! --> esta localização é usada pela maioria da população, mesmo não sendo verdade. O coração encontra-se numa posição medial relativamente à caixa torácica, e consequentemente, também medialmente no corpo humano, apresentando no entanto uma dismorfia no sentido lateral esquerdo, surgindo talvez daí este mito. Seria impossível um coração do lado esquerdo devido à forma e posição pulmonar.

Mal o óvulo é fecundado o feto tem o seu sexo determinado Wrong --> Apenas após a 6ª semana é que,conforme a presença ou ausência de uma hormona denominada Tests Determining Factor (Factor determinante testicular) é que o sexo é definido. Até à 6ª semana o feto possui dois sistemas (Wolffian e de Mullerian) ou seja o sistema que dá origem aos orgãos genitais masculinos e genitais femininos. Como devem ter reparado, e a maioria das pessoas desconhecem isto, a natureza exprime-se mais para a criação de uma fêmea dado que se a hormona não for libertada nascerá uma mulher. O nascimento de um macho depende de alterações hormonais.

O milénio e o século começaram no ano 2000 Wrong --> O milénio teve o seu início no ano 2000 e o século no ano 2001, aprendemos desde a primária a calcular o século por isso não vou explicar aqui, mesmo que muitas pessoas não saibam. O pior neste caso foi a propagação massiva por parte dos meios de comunicação desta falácia.Imperdoável!

Uma curiosidade: O corpo humano, mais especificamente o cóccix, que é o osso que se encontra no fim da espinal medula e logo abaixo do sacro, possui vários foramens (buracos) que servem como saída para os nervos espinhais para enervar denominadas partes do corpo, no entanto existem foramens sem uso nenhum, e sabe-se que são muito raras as coisas que no corpo humano não tem uso nenhum, indicando no entanto que já tiveram uso durante a nossa evolução.Estes foramens são no entanto iguais aos encontrados nos primatas, para controlo da cauda..Provas que o ser humano possuiu uma cauda, ou talvez, que os seus descendentes primitivos possuiram...??

Se tiverem conhecimento de mais mitos populares falsos mail me het@netvisao.pt e serão publicados.

O meu ponto de vista

Eu sei que este post de algum modo pode ser considerado como polémico por algumas pessoas, assim como pode ser considerado frontal e sincero por outras, frontalidade e sinceridade que são duas premissas básicas para a realização e satisfação pessoal de qualquer ser humano, e pessoalmente pratico-as quotidianamente. Penso que aquilo que vai ser escrito de seguida é aquilo que muitos ateus pensam e por vezes não o dizem por receio de confronto directo com cristãos ou mesmo por uma questão de respeito, no entanto andei todo o dia a pensar neste post desde que me surgiu a ideia desta comparação e seria injusto para comigo mesmo não postá-lo, visto que acima de tudo e de todos este é o meu blog onde se expressam as minhas ideias e os meus ideais.
A comparação que me surgiu é a seguinte: cristãos com animais em cativeiro nascidos em cativeiro.
A perspectiva é a seguinte: os animais nascidos em cativeiro, e que assim permanecem, é lhes vedado o mundo, sendo-lhes entregue como mundo apenas o seu espaço confinado assim como as normas inerentes a esse espaço. Tudo o que alguém lhes comandar, ou aquilo que o tratador alterar afecta o animal apenas sempre no seu contexto, já que afinal não possuem outro. Os animais em cativeiros apenas se mantêm vivos porque o tratador os alimenta, mesmo que essa ração não seja a mais indicada, e nem se preocupam em ser independentes visto que dependem de algo externo. O ponto fulcral nesta semalhança, e por esse motivo feita a minha comparação, é que aos cristãos desde a nascença é-lhes dado um espaço confinado repleto de normas, crenças, valores e leis, que não se sabe quem os instituiu mas que necessitam ser vividos à risca. Não são capazes de se libertar, e viverem uma vida centrada em si mesmos já que qualquer acontecimento é origem externa ou divina como lhe gostam de chamar. Quando confinados estritamente ao contexto social e religioso é improvável que estes sujeitos se libertem, mas no entanto, felizmente, acontece, e cada vez mais.
A maioria dos portugueses sofre uma acentuada lavagem cerebral desde pequenos para se tornarem católicos e adoradores de um suposto deus, tanto mensagens subliminares como descaradas, tais como o baptismo e a inscrição na catequese, efectuadas ambas apenas tendo em conta as decisões paternas. É como se o tratador apenas desse um certo tipo de comida durante toda a infância do animal em cativeiro..já se sabe as consequências imediatas desse comportamento..
Agora deixo uma pergunta no ar..é melhor um animal livre, dependente apenas de si, autónomo na sua realização pessoal ou um confinado a um meio estrito repleto de normas com origens subjectivas e duvidosas, criando um sentimento de acomodação a algo externo a si?

quarta-feira, julho 07, 2004

Tu és um daqueles que se esqueceu de obedecer;deves agora mandar

E eu respondi:"Zombaram de mim quando descobri e segui a minha própria vida, e na verdade tremeram-me os pés". E falaram-me assim: "Que te importam os seus motejos! Tu és um que se esqueceu de obedecer; deves agora mandar.Não sabes do que todos necessitam? Do que ordenam as grandes coisas. Realizar grandes coisas é díficil; mas, mais difícil ainda é ordenar grandes coisas. O mais indesculpável em ti é teres o poder e não quereres reinar".E eu respondi:"Falta-me a voz do leão para mandar". Então me responderam com um murmúrio:"São as palavras mais silenciosas que trazem a tempestade. Os pensamentos que vêm com pés de lã são os que dirigem o mundo." Nietzsche, Assim Falou Zaratrusta.

O que me impressiona mais em Nietzsche e mais especificamente nesta obra prima Assim Falou Zaratrusta é, sem dúvida, o tipo de escrita, Nietzsche abre-nos a porta para o seu mundo, mas nunca totalmente, é a tarefa do leitor abrir essa porta com o seu próprio esforço e experiência pessoal, retirando da sua leitura algo muito íntimo, que encaixa perfeitamente no seu contexto actual. Este pequeno excerto pode significar muitas situações, cada pessoa terá o seu ponto de vista tendo em conta a sociedade actual, muitos nem encontraram nenhuma relação. E que opinião tens tu? Qual a tua perspectiva?

terça-feira, julho 06, 2004

100 dias

100 dias a postar..

Obrigado a quem comenta..
Obrigado a quem lê...
Obrigado ainda mais a quem volta cá de novo..
Obrigado ainda mais a quem apoia..

O mito dos 10% a nível de funcionamento cortical

"Mitos nos quais se acredita tendem a se tornar verdade."
--- George Orwell (em The Collected Essays, Journalism, and Letters of George Orwell, vol. 3, edited by Sonia Orwell and Ian Angus, New York: Harcourt Brace Jovanovich, 1968, page 6)

Aquilo que se propaga muito nesta sociedade, mesmo sem base científica alguma, passa a ser uma verdade absoluta. É o denominado senso comum.
Um desses exemplos constata-se em várias pessoas ao afirmarem que o ser humano apenas usa 10% do seu poder cortical.
Vou tentar escrever este post para elucidar esse equívoco.
Primeiro que tudo há que explorar o início do mito. Este mito tem origem, provavelmente, numa interpretação errada de uma citação de Albert Einstein ou ainda de uma interpretação errada do trabalho de William James que escreveu em 1908 : "We are making use of only a small part of our possible mental and physical resources" (from The Energies of Men, p. 12), sabe-se que muitas pessoas desfocam as teorias à sua maneira.
Agora vamos às provas fisiológicas da impossibilidade desta percentagem: para qualquer entendido em topografia cerebral é óbvia esta impossibilidade mas vou tentar explicar isto de uma maneira simples. O cérebro humano possui áreas específicas para tarefas específicas como a recepção de estímulos somato sensoriais, outra área para associar esses estímulos a dor,prazer ou seja associar estímulos a mapas sensoriais, e uma terceira área que integra essa informação com informações resultantes de outras áreas cerebrais tais como o córtex visual ou auditivo, permitindo assim integrar toda a informação recorrendo a imagens e sons.Pode-se comprovar que o cortéx auditivo se encontra no lobo temporal, o córtex visual no lobo occipital e o córtex somato sensorial a nivel do lobo parietal. Além destas áreas específicas existe o lobo frontal responsável pelo denominado pensamento e inteligência humana, sendo extremamente importante no pré planeamento e pré execução de tarefas. Existe também um número elevado de núcleos situados numa posição medial e no tronco cerebral que são, entre outras coisas, muito importantes no sono e em despertar desse sono, na coordenação dos movimentos, a denominada motricidade fina entre muitas funções importantes que permitem a homeostasia corporal e biológica de todos os índíviduos.
10% de um cérebro significa que apenas 140 gramas do nosso encéfalo seria usado, já que a média do peso de um encéfalo humano é de 1400 gramas. Com essas 140 gramas seria de todo impossível albergar as funções referidas em cima, já para não falar de um sem número de funções e estruturas que o cérebro possui além destas mas não queria que este fosse um post com informação massiva e de algum modo elaborada.Com 140 gramas teriamos um encéfalo igual a de uma ovelha, e sinceramente, não vejo uma ovelha com as capacidades intelectuais caracterizadoras do ser humano. Se te disserem que o ser humano usa apenas 10% do cérebro responde-lhe com toda a certeza: Mentira, usamos 100% do cérebro, (muitas vezes das maneiras mais erradas e desperdiçando a maior maravilha da evolução)

06/07/1983

Mais um ano...ou será menos um ano?...

segunda-feira, julho 05, 2004

Nem mais...

"Costumam nos chamar de desiludidos. A conotação é perjorativa, dando a ideia de que ateus são pessoas decepcionadas com a vida, e frustradas com suas existências. Mas numa outra abordagem semântica, o termo é bem melhor empregue. Desiludido é aquele que não vive mais em ilusão. Se nós somos os desiludidos, você pode adivinhar quem são os iludidos? Ser ateu é valorizar a razão em detrimento da emoção. Ser forte o bastante para encarar as coisas sem maquilhá-las. Não assumir que algo é verdadeiro simplesmente porque assim a vida seria mais confortável ou suportável. Conceber que a morte é o fim derradeiro, por isso, o que tem de ser feito será feito nesta vida, pois é a única! O que nos leva a “carpediar”, aproveitar o dia, as noites, os amores, os amigos... Saber que devemos aproveitar cada minuto, porque a eternidade não nos espera. Não é qualquer um que detém as faculdades necessárias para estar entre nós, embora isso não nos torne superiores, apenas bastante peculiares. E é por essas e outras que me orgulho de ser ATEU." por Leonardo Vasconcelos (Res Cogitans), versão integral aqui Obrigado pela dica Diário de uns Ateus.

Subscrevo completamente tudo o que foi referido em cima, leiam a versão integral, retrata com muita facilidade e ao mesmo tempo precisão o que é, nesta sociedade, ser ateu.

Senso Comum



É favor carregar para a direita para visualizar a conclusão do comic -->

domingo, julho 04, 2004

A Bandeira

É altura agora, daqueles que se dizem portugueses por pendurar uma bandeira, feita na China, na sua janela a retirarem. Ser português e ter orgulho nisso não reside no futebol, não reside na política e nem reside na economia, qualquer destes factores apenas deitaria abaixo um português. Eu tenho orgulho em ser português pelos feitos históricos, pela nossa capacidade de enfrentar os problemas e os desafios mesmo sendo um país tão pequeno, pelas nossas capacidades de inovar e pesquisar, caso não saibam e não devem saber Portugal tem dos melhores cirurgiões e neurocientistas do Mundo. Há muitas coisas a mudar sim neste país, mas também há muitas que nínguem nos tira..o nosso hino,o nosso país maravilhoso em termos geográficos e ambientais, a nossa bandeira, o nosso passado e principalmente o nosso futuro, que espero que seja de algum modo brilhante, se conseguirmos acabar com as televisões trágico pimbas entre outras coisas..a minha bandeira já cá estava antes do Euro há 20 anos e vai continuar a estar..

O meu dia a dia...

São 1:16 da manhã, tecnicamente o dia começou à 0:00 e tenho estado a ter algumas conversas com "amigos(as)" no MSN, e algumas abordaram temas muito delicados, quem me conhece sabe que gosto de conversar sobre esse tipo de temas e expor ideias contraditórias ao rebanho..só hoje, desde a 0:00, já me chamaram de extremista, inconformado, teimoso , havendo ainda duas pessoas distintas que afirmaram "ser impossível falar contigo" . E este é o meu dia a dia quando falo com pessoas com opiniões diferentes das minhas, tanto em termos de religião, como na futilidade de certos acontecimentos, assim como aquilo que a ciência consegue ou não explicar, que no meu caso acredito que possa explicar tudo, se não explica tudo é porque o Homem ainda desconhece, mas que tem uma explicação plausível lá isso tem..mas continuando, estes são apenas alguns dos elogios que oiço todos os dias pelo simples facto de ser persistente e defender com todo o meu conhecimento e forças aquilo que acredito e refutar aquilo que não acredito, acreditem que eu sou flexível mas so adquirem essa flexibilidade de mim mediante a apresentação de provas cientificamente testadas..vou voltar ao meu quotidiano, este blog funciona um pouco como um refúgio para as minhas ideias, se bem que também posso ser criticado neste ambiente, mas o que é a vida senão uma luta constante por aquilo que acreditamos e desejamos de maneira a que a nossa qualidade de vida nesta efémera passagem seja um pouco superior à normal?

sábado, julho 03, 2004

Eu não acredito nisto....

Estou a ver as noticias da Sic e acabaram mesmo agora de anunciar o nascimento de uma nova avenida em Alcochete ou pelo menos a renomeação de uma..para Avenida Euro2004...ao entrevistarem os normais pseudo transeuntes todos gostaram da ideia referindo mesmo que a avenida devia ser em Lisboa para ser apreciada por mais pessoas e como símbolo de homenagem ao esforço dos jogadores portugueses...não sei mas isto a mim soa-me a absurdo... e que tal uma avenida com referência a todos os que morreram envolvidos em guerras por Portugal? Uma avenida em homenagem àqueles que morreram às mãos da Igreja? Uma avenida em nome dos mortos na estrada? Uma avenida em nome dos níveis de colesterol que matam diariamente? Quando acabar o Euro e o português enxergar novamente a realidade vai custar, anda tudo demasiado excitado..não me parece que em outros países organizadores haja avenidas com nome de eventos realizados...
Acho isto demasiado absurdo para caber na cabeça de alguém...talvez seja apenas impressão minha...

sexta-feira, julho 02, 2004

Coincidência?

No dicionário de língua portuguesa,pelo menos na edição antiga que tinha aqui e consultei para ver o que diziam sobre deus, a palavra que antecede imediatamente aquilo que a Porto Editora afirma ser príncipio superior; ser supremo, infinito é deturpar , o que, se for correctamente analisado, têm toda a lógica a junção destas duas palavras. Deus não é mais que uma deturpação social, primeiramente instaurada por elementos que viveram em épocas de fraco conhecimento científico, e em que se seguiam "messias" que actualmente seriam, como qualquer outro esquizofrénico ou autista, internados em instituições próprias. É esta a deturpação da realidade do mundo em que vivemos e que continua a afectar a percepção dos portugueses, e cidadãos do mundo em geral...
Outra coisa que me transtornou é a colocação dessa palavra no dicionário começando por letra maiúscula...Ora bem, qual o sentido disto?
Eu não sei a resposta mas talvez alguém da Porto Editora o saiba..é um sinal de suposto respeito? É um sinal que quem descreveu a definição é católico? Não seria de esperar a separação da religiosidade do profissionalismo? Não consultam milhares de estudantes este tipo de dicionários?
Como se pode ver continua a ser uma deturpação apoiada, muitas vezes inconscientemente devido às crenças e tradições que já estão enraizadas na sociedade, ou rebanho como eu gosto de lhe chamar, sendo necessário um grande movimento contra este enraizar forçado e metódico que ocorre na nossa sociedade..contem comigo para esse movimento..e convosco posso contar?

Banda sonora

Banda sonora alterada por uns dias, tocando agora Toranja - Cada vez Mais Aqui, é favor aguardar o carregamento deste som espectacular, daqui a uns dias voltará a estar no ar Requiem For A Dream da banda sonora do filme com o mesmo nome. ;)

quinta-feira, julho 01, 2004

Ao ponto que isto chegou...

Hoje a abertura das notícias da TVI surpreendeu-me mais uma vez, em vez do habitual "Boa noite sou Manuela Moura Guedes e esta é a Telenovela Nacional Trágico Pimba", como se nós não soubessemos já o nome da pseudo-jornalista, aparece um repórter da TVI a dizer "Portugal está na final e é um orgulho ser português", referindo-se ao facto de a selecção nacional de Portugal ter atingido a final do Europeu de 2004...preferia ouvir a mega boca dizer o que costuma dizer...
Foi preciso descer muito baixo para sentirmos orgulho por aquilo que uma equipa de futebol faz, durante um torneio, que ao realizar-se em Portugal traz dinheiro aos grandes e magnatas...A Federação Portuguesa de Futebol já ganhou perto de 15 milhões de euros, onde vai ser gasto esse dinheiro? mas a organização do Euro ser em Portugal ainda concordo, sempre traz visitantes e dinheiro para alguns...
O facto de sentir orgulho em ser português não pode residir numa equipa de futebol e muito menos ser anunciado como primeira frase num bloco noticioso que deve ser profissional e ponderar bem o que se diz, mas estamos a falar da TVI e nesse caso espera-se tudo..
Temos o salário mínimo mais baixo da Europa, maior número de acidentes de viação e mortos nesse contexto, país que mais consome alcool, poder de compra diminuto,somos roubados pelas petrolíferas, pelas tabaqueiras, grande taxa de incidência de pobreza, uma grave lacuna de informação em educação sexual e doenças venéreas, estamos na cauda da Europa em todos os aspectos, se ganharmos o Euro acabam todos estes problemas?? É assim que sentimos orgulho em Portugal?? O futebol é apenas um desporto e nunca deveria passar disso, em Portugal é razão de discórdia, rivalidades e mortes... E se os portugueses parassem um bocadinho para pensar?? Talvez não vivessemos na sociedade em que estamos... que orgulho....

One Simple Question....

Gostava que os leitores deste blog respondessem a uma simples questão...Porque é que os seres humanos e qualquer um dos seres vivos se reproduz? Com que objectivo? Manter a espécie com que objectivo se um dia tudo acabará?... agradecia se possuissem opiniões acerca disto, se ninguém se manifestar..paciência..