Todas as Coincidências com a realidade são pura verdade!

domingo, julho 11, 2004

Queda de Mitos II

A distinção entre drogas leves e drogas duras também faz parte do meio do senso comum. E é efectuada principalmente para efeitos políticos, visto que estes não possuem qualquer formação acerca do corpo humano e os seus substratos fisíológicos. Drogas leves ou duras são drogas, e fisiologicamente a maioria dos casos de uso regular de drogas leves leva a uma necessidade de experimentar algo mais "forte", as drogas denominadas duras.
Este mecanismo tem uma explicação fácil e complexa ao mesmo tempo, vou tentar expressar aqui a fácil, já que a complexa carece de conceitos já enraizados no conhecimento de um indíviduo, conhecimentos esses que deviam abranger grande parte da população, mas estamos em Portugal onde a falta de informação reina e ajuda o estado e a igreja..
Esta é a explicação: a maior parte das drogas leves provoca uma frenação do sistema nervoso, frenação essa que, num estado normal, é efectuada pela activação dos receptores GABA presentes a nível sináptico. Ao serem consumidas estas drogas possuem a habilidade de activar essas conecções, dada esta habilidade, o corpo intrinsecamente reduz a produção dos neurotransmissores responsáveis por essa mesma activação, e ao mesmo tempo que reduzem essa produção aumentam a sintetização de neurotransmissores responsáveis pela activação das vias que excitam o sistema nervoso, há uma maior produção de adrenalina para colmatar esse desfalque. O nosso corpo é inteligente, nós é que não. Conforme o consumo regular dessas drogas o corpo vai combater aquilo que lhe é externo, ou seja, produzir cada vez mais neurotransmissores responsáveis pela activação do corpo. Como o ser humano não nota no sinal que o corpo lhe manda, começa a ingerir cada vez mais, visto que a mesma dose não produz o mesmo efeito, entrando assim num ciclo vicioso que irá acabar nas denominadas drogas duras, a maioria dos humanos que consome essas drogas acaba por morrer. Este efeito de habituação do corpo à droga é o responsável pelo aumento da dosagem, acontecendo na maioria das drogas e mesmo em alguns medicamentos.
Há pessoas que podem afirmar que fumam e não lhes acontece nada, mas como é óbvio cada um de nós possui um metabolismo diferente, com reacções diferentes e com nível de adicção diferente, no entanto desde que o corpo comece a responder desta maneira a meta será apenas a morte.