Todas as Coincidências com a realidade são pura verdade!

quarta-feira, julho 28, 2004

Realidade vs Sonho? Parte II

Seguindo o mesmo contexto do post anterior respeitante a este tema decidi prolongar um pouco mais aquilo que deambula neste cérebro, formando pensamentos..
Tenham como exemplo uma mesa diante de vós..vêem-na logo pensam que ela existe..agora ocorre-vos o pensamento: Será que a mesa está mesmo aqui ou é apenas uma ilusão? E decidem tocar-lhe, quando lhe tocam sentem-na, tanto os receptores térmicos como os mecanoreceptores enviam sinais por vias eferentes de que a mesa, ou aquilo a que se designou como mesa se encontra ali, mas podem confiar tanto nos sinais provenientes dos olhos como nos sinais provenientes do vosso tacto, ou não? Ambos os mecanismos podem ser lubridiados..
Isso nota-se em casos de índividuos com esquizofrenia, para quem desconhece esquizofrenia é uma "patologia" em que o índividuo vê e sente objectos, pessoas e situações que na "normalidade" ninguém vê, nem sente.. é uma alteração acentuada da percepção comparativamente ao normativo, sendo uma das condições que se desconhece muito..
Mas analisados estes casos pode-se verificar aquilo que foi dito anteriormente..quem nos garante a presença daquilo que temos como certo? não sofreremos todos de uma esquizofrenia, sendo a dos esquizofrénicos uma variante que difere do normativo?
É uma ideia algo díficil de se transmitir e talvez ainda mais de se assimilar mas pensem sobre isso..não será tudo isto uma mentira?