Todas as Coincidências com a realidade são pura verdade!

segunda-feira, junho 21, 2004

The Matrix Has You.....or....The Society Has You?

Já ando há dois dias para escrever este post e agora de certeza que não digo nada de jeito. Após a gloriosa vitória de Portugal sobre a Espanha, deu novamente o Matrix, desta vez na TVE1, televisão pública espanhola, e como das outras vezes deixou me a pensar na genialidade dos Irmãos Wachowsky, e não, não é pela genialidade dos efeitos especiais e qualidades de produção do filme que estão muito acima da média mas sim pela crítica que o enredo do próprio filme acarreta, e espero não ser dos únicos a detectá-la..

The Matrix Has You.....or....The Society Has You?

Pelo meu ponto de vista do filme a Matrix é nitidamente a sociedade em que vivemos em que tudo é uma ilusão, são impostas normas para tudo e alguma coisa sendo até possível prever-se certos comportamentos, tal como conseguimos prever o que um dado software vai processar. A resistência de Zion são aqueles que conseguem ver mais além, aqueles que criticam todo e qualquer tipo de ideia imposta, quer seja económica, social, religiosa ou cultural. Como retratado no filme apenas algumas mentes são capazes de se libertar dessa prisão, que na sua ilusão permite que os índividuos que vivem nela sejam "felizes", e combater desta maneira os mecanismos (mundo das máquinas no caso do Matrix) que impõe a lei no mundo, no mundo real, nosso mundo, e especificamente em Portugal eu diria que os agentes controladores são a religião, a televisão trágico-pimba que embrutece a população e todo o tipo de lobby's que possuem como unica função o alcance do seu próprio enriquecimento.
Cada um de nós deve funcionar como um Morpheus e salvar cada vez mais pessoas desta sociedade que nos ilude e não nos permite ter uma vida digna de um ser humano...imporem-nos um deus mal nascemos. imporem nos um sistema economico..imporem nos um sistema politico..imporem nos um sistema ideologico..digamos que isto não é digno nem devia acontecer no nosso mundo..basta reflectir um bocado sobre a condição humana e aquilo que nos distingue dos restantes seres vivos, e nós de facto somos um parasita, esgotamos os recursos, destruimos habitats de outras espécies sem sequer dar conta, tendo apenas como objectivo a nossa sobrevivência..o pior é que a nossa sobrevivência "excessiva" vai ser precisamente a nossa condenação...