Todas as Coincidências com a realidade são pura verdade!

terça-feira, abril 25, 2006

Diferença

"Aquilo que, creio, produz em mim o sentimento profundo, em que vivo, de incongruência com os outros, é que a maioria pensa com a sensibilidade, e eu sinto com o pensamento.
Para o homem vulgar, sentir é viver e pensar é saber viver. Para mim, pensar é viver e sentir não é mais que o alimento de pensar.
É curioso que, sendo escassa a minha capacidade de entusiasmo, ela é naturalmente mais solicitada pelos que se me opõem em temperamento do que pelos que são da minha espécie espiritual.(...)
Quanto mais diferente de mim alguém é, mais real me parece, porque menos depende da minha subjectividade. E é por isso que o meu estudo atento e constante é essa mesma humanidade vulgar que repugno e de quem disto. Amo-a porque a odeio. Gosto de vê-la porque detesto senti-la. A paisagem, tão admirável como quadro, é em geral incómoda como leito."

Fernando Pessoa - O livro do desassossego

É incrível o quanto me revejo e identifico com a escrita de Fernando Pessoa (modéstia à parte), sendo este livro de uma clarividência e sobriedade fantásticas. Um acordar claro para o mundo. A visão do mundo de uma perspectiva que todos os seres humanos deveriam, no mínimo, ler e ter conhecimento. Algumas mentes iriam-se expandir, alguns olhos iriam-se abrir... e algumas mentalidades provavelmente modificar-se-iam...e precisamos tanto de outras mentalidades neste mundo, neste país, nesta vida..oh o quanto precisamos...


1 Comments:

Blogger Unknown said...

Concordo plenamente contigo.
Perdoa-me corrigir-te, mas ele também o faria, talvez :)
"iriam-se" nao, "ir-se-iam"
Força :)

Andre

quinta-feira, 19 de julho de 2007 às 02:25:00 WEST

 

Enviar um comentário

<< Home