Todas as Coincidências com a realidade são pura verdade!

quarta-feira, agosto 04, 2004

Queda de Mitos IV

Muito em Portugal se fala de meningite, de vez em quando lá vem a comunicação social falar de surtos de meningite e todo o português fica assustado, antes de mais obrigado comunicação social pelo vosso profissionalismo isento de sensacionalismo..pois..
Mas a questão é: Será que os portugueses sabem o que é uma meningite? Ou melhor ainda: será que os portugueses sabem o que é uma meninge? Segundo a minha experiência pessoal: Não! A maior parte das pessoas com quem já calhou falar nisto ou não sabiam ou apontavam algures para a garganta, sei que as pessoas que falei não são representativas da população portuguesa, mas no entanto aqui fica este post.
Pois bem, a meninge na verdade são 3, ou pelos menos convencionou-se separá-la em 3 categorias: Dura Mater, Aracnoide Mater e Pia Mater.
A meninge pode-se considerar o invólucro do nosso cérebro, apesar de possuir muitas mais funções. Se retirasse agora o osso não ficariam logo com o cérebro exposto mas veriam um camada bastante dura de meninge, a chamada Dura Mater, que necessita ser cortada com um bisturi.
A meningite é então uma infecção ou inflamação das meninges que circundam o cérebro, havendo várias meningites, cada uma com o seu grau de perigo para a saúde humana. O pior destas situações é que provocam uma pressão intracraniana superior ao normativo comprimindo o cérebro. o que. como é óbvio, pode ser mortal.
Na imagem identifica-se a dura mater, na parte superior, a aracnoide mater, que tem um aspecto semelhante a teias de aranha e a pia mater, que está a ser levantada, esta última encontra-se mesmo justa ao cérebro e percorre todas as fissuras.