Todas as Coincidências com a realidade são pura verdade!

sexta-feira, agosto 13, 2004

Queda de Mitos VI

Por incrível que pareça quando se fala de Esclerose Múltipla na população portuguesa a primeira ideia que se tem é de uma doença relacionada com os ossos, algo semelhante a osteoporose. Também pensaste isso? Então tens estado errado este tempo todo.
A Esclerose Múltipla é uma doença do Sistema Nervoso Central que se caracteriza pela desmielinização dos axónios que conectam os neurónios. Esta desmielinização processa-se em placas, daí as placas de esclerose.
Para quem não sabe a mielina é uma subtância que envolve os axónios que além de os proteger é responsável por uma condução mais rápida e eficiente dos impulsos electroquímicos que são responsáveis por todo o funcionamento do nosso corpo.
Este processo de desmielinização provoca vários sintomas tais como: alteração da visão, fadiga, dor, perda do equilíbrio e de coordenação dos movimentos, espasticidade (hipertonia muscular), alterações cognitivas, alterações emocionais, problemas urinários, intestinais e sexuais.
Mas a grande dúvida nesta doença é precisamente aquilo que a causa, sendo ainda desconhecida. Acredita-se que a causa é dependente de factores como a localização geográfica, o sexo, a idade e a sociedade em que estão inseridos (verdadeiramente bizarro).
Surge entre os 20 e os 40 anos, e muito raramente na puberdade ou depois dos 60, o sexo feminino tem o dobro da probabilidade de sofrer desta doença e atinge maioritariamente a raça caucasiana, sendo muito rara em orientais em qualquer lugar que vivam.
Também de assinalar que quanto mais perto do equador maior a probabilidade de sofrer desta doença, principalmente em climas temperados como é o caso da Europa.
É de realçar a falta de informação sobre esta patologia, tanto nos media como em escolas, ou a distribuição de informação errónea que induz a população em conclusões não correspondentes à realidade como a associação a doenças ósseas.