Todas as Coincidências com a realidade são pura verdade!

terça-feira, maio 22, 2007

Pedro Abrunhosa - Quem Me Leva Os Meus Fantasmas

E a mim, quem me leva os meus fantasmas?

domingo, maio 13, 2007

Lógica falaciosa

Em pleno 13 de Maio, e enquanto os canais de televisão, públicos e privados, debitam verborreicamente orações e frases sem nexo, num país que é laico no papel, há dúvidas que me assolam, como sempre. Uma das principais é a tentativa de compreensão da falta de raciocínio crítico por parte dos crentes. Se não, vejamos, por exemplo o caso da pequena Madeleine, que numa acção totalmente desprezível e intolerável foi raptada dos seus pais, disso ninguém tem dúvidas. Também não há dúvidas é do aproveitamento religioso de que foram alvo imediatamente. Alguém me explique. O vosso deus é omnipresente, omnipotente e omnisciente certo? Tendo como base estes poderes que qualquer super herói invejaria, à excepção do super homem talvez, e à base da vossa doutrina, parece-me que o vosso deus já sabia que isto ia acontecer, já se encontrava rascunhado no seu plano divino. Se assim é porque estão a rezar para devolver a míuda? Já se aperceberam que estão a ir contra o seu desejo? É algo irónico não? Arriscam-se a ser castigados por aqueles acessos de raiva divina dos quais a bíblia está repleta. Vamos colocar outra hipótese: o vosso deus não vos controla, mas como omnipotente e omnisciente sabia que alguém estava a levar a garota e não fez nada. Ou não é tão omnipotente como dizem ser ou então é cruel. E agora os crentes dizem: ele está a testar a família para provarem a sua fé. Se ele "sabe" tudo precisa de testar as pessoas para quê? Quando se testa alguém é quando se tem dúvidas acerca das capacidades dessa pessoa. Se o vosso deus tem dúvidas bem que poderiam ter arranjado um deus melhor.
Esta lacuna extrema de raciocínio crítico assombra-me e faz-me cada vez menos acreditar que realmente somos um ser racional, porque não o somos, e os livros deveriam ser reformulados...

terça-feira, maio 08, 2007

Hipocrisia

"Uma força de dez mil homens, liderada pelo Exército, vai garantir a segurança do Papa Bento XVI durante a sua visita ao Brasil, de amanhã a domingo, informou hoje o Ministério da Defesa. A operação de segurança contará com 3200 soldados do Exército, bem como elementos da Marinha, Força Aérea, polícia militar, civil, de trânsito e membros da guarda metropolitana de São Paulo."
in Público


Parece que nem o papa acredita na força do seu deus...

domingo, maio 06, 2007

Desabafo

E o vazio percorre o silêncio do momento, ecoando em toda a sua extensão. Existe um espaço enorme entre o desejo e o real, o actual e o ideal, o viver e o sobreviver. E deambulando pelas abruptas discrepâncias da vida o caminho mostra-se sinuoso. Existe uma vontade gritante de abrir os olhos gritando com todo o poder que as cordas vocais me permitem, gritar o que me perturba, gritar o que me ofusca, gritar, simplesmente gritar. Gritar, não para me ouvirem, mas para me ver livre deste peso que me mata, me corrói, me destrói e me inflige uma dor, uma dor que torna a morte um eufemismo, um estado que se deseja.. porque este peso é insuportável, este peso que vai pelo nome de vida..