Todas as Coincidências com a realidade são pura verdade!

domingo, setembro 26, 2004

Ricketsiose

Afinal o pânico instaurado no norte do país, mais concretamente na zona de Ponte de Lima se deveu à ricketsiose, ou nome vulgar: febre da carraça.
Os media já falavam de um estranho vírus completamente desconhecido instaurando assim o pânico não só na região como em todo o país. Os telejornais faziam notícias de última hora com uma pessoa que já tinha morrido a semana passada..
É nestes casos que a ética e deontologia dos jornalistas deveria ser aplicada. Porquê dar uma notícia que pode causar o pânico num país se semanas depois é descoberto que não havia razões de alarme, ficando assim os jornalistas em ridículo? Mas não em ridículo completo já que agora os telejornais não batalham para dar a melhor informação e melhores conteúdos seguros mas sim para atingir o maior número de audiências possível, sendo assim os jornalistas enquanto o vírus era desconhecido conseguiram atrair a atenção de muita gente preocupada com a sua própria integridade física. Será este tipo de informação que necessitamos? Eu não! Eu necessito de uma informação com uma base de argumentos bem fundamentados acompanhada de provas científicas fidedignas e não de meras suposições, de meras especulações que deixam dúvidas, e essas dúvidas geram pânico, não pela situação em si mas sim pela ignorância da situação vivida.