Todas as Coincidências com a realidade são pura verdade!

domingo, setembro 19, 2004

Fátima

Fátima ou por outras palavras: o cúmulo da ignorância portuguesa e "fé" daqueles que querem acreditar em alguma coisa, seja ela qual for; ou, maior centro comercial a campo aberto.
Pois bem, na minha deslocação para férias, passei por lá (é o que dá ter uma família crente) e ainda bem que fui, foi o sítio onde me ri mais em toda a viagem.
Se me acusarem de falta de respeito eu apenas vos pergunto se você respeitam uma pessoa que diga que tem um cabrito nascido de uma hiena feito por concepção divina, ou que apareceu um extraterrestre a flutuar por cima de um campo de batatas a dizer-lhe os números do totoloto. Respeito crenças mas não ignorância.
Mas vou aqui descrever algumas das coisas que tive de apontar no telemóvel para depois me lembrar para escrever aqui.
Existe um cartaz à porta da igreja a dizer simplesmente "Reze o terço para acabar a guerra".
Ora bem isto é completamente ridículo, vou pensar pela lógica dos crentes: se a guerra existe é porque deus a quis então porque rezar para acabar com ela? Não é ele que manda em tudo segundo vocês? Isto soa-me a um deus que quer que toda a humanidade se humilhe e implore perante ele, um deus deveras sádico e os seus ignorantes seguidores! oh yeah..
Vamos a outra: a existência de seguranças na igreja, eu pelo menos vi uns quantos...ora vamos pensar novamente pelos crentes. Se deus ou a nossa senhora ou um qualquer desta equipa infinita são tão poderosos que até conseguem flutuar por cima de azinheiras ou oliveiras, não me lembro bem da fábula, porque necessitam seguranças? Não são omnipotentes e omnipresentes?? Qualquer coisa aqui bate errado...
Espalhados pelo recinto estão sinais daquilo que as pessoas devem fazer, o típico ordena-obedece, e a maior parte deles esta expressa a proibição de pedir esmola... ora estou enganado ou existem dezenas de caixas de esmola de propriedade do santuário espalhadas?? ou seja, é proibida a concorrência!! Só eles podem pedir para poder fazerem basílicas cada vez maiores dignas do espírito de pobreza que o catolicismo inspira nos seus santos e beatos e por aí.. é melhor dar esmola aos pobres porque caso contrário ela não irá lá parar..
Tenho uma dúvida: Qual o significado de se queimarem velas além, de encher os cofres da ICAR, já que a cera é reutilizável? Algum crente que me responda por favor..
As pessoas que cumprem promessas já é uma falta de dignidade por si próprias mas aquelas que o fazem de joelhos é para mim uma situação deplorável, e os padrezinhos ainda apoiam esta acção humilhando as pessoas, senão nunca teriam feito aquela passadeira para esses propósitos, como li num blog ,que não me lembro, anteriormente, construam outro ao lado e façam corridas, revertendo o dinheiro das apostas para o santuário..que degredo..