Todas as Coincidências com a realidade são pura verdade!

terça-feira, novembro 02, 2004

Limitados

Vivemos num universo infinito, num mundo que já foi espaçoso e numa sociedade demasiado fechada tendo como limites a opressão psicológica da comunidade imposta por normas, por primeiras impressões, por tradições sem lógica, por indivíduos que não param um segundo das suas vidas sem significado para questionarem o degredo em que estão imersos..
A sociedade ocidental gosta de se auto denominar evoluída e industrializada, e diz isto como se fosse a melhor situação possível e imaginária e os restantes são países de terceiro mundo, que por sinal, apenas estão nas condições miseráveis em que estão devido ao antigo colonialismo, assim como as guerras graças a religiões que lhes foram incutidas no momento da expansão marítima portuguesa. Os portugueses forneciam a cruz, eles forneciam ouro, diamantes e trabalho escravo, digamos que é uma troca justa... para os portugueses.
Mas retornando à suposta evolução vejamos o estado em que estamos: nascemos, estudamos, estudamos, trabalhamos, trabalhamos, trabalhamos, trabalhamos, reformamo-nos, padecemos de doenças nunca antes detectadas graças à nossa maior vida. Além disso estamos sempre sujeitos a stress, colesterol, cancros, esclerose múltipla, alzheimer, parkinson, doenças estas que não afectam os povos do "terceiro mundo". Temos que trabalhar a maior parte da nossa vida, sendo uma larga maioria num trabalho que nem o cativa.. e para quê? Todos acabaremos por falecer, seja individualmente, seja em espécie.. Enquanto isso vários tribos ainda existentes possuem uma perfeita simbiose com a natureza, retirando dela o que necessita para comer, não estando dependente de um sistema capitalista, aproveitando o resto do tempo para as actividades que bem entenderem. Ponderando a situação quem é aqui do "terceiro mundo" ?
Esta comparação levanta questões de um lado e de outro, como seria de esperar. A sociedade ocidental tem para mim uma das únicas coisas que me faria ponderar não mudar para uma destas tribos, se tivesse escolha: a comunicação e interacção global que a internet consegue fornecer.